terça-feira, 5 de março de 2013

Conceituando Educação Sexual

                                                       

                                                           


                                                                O que é Educação Sexual?


O conceito de educação se diferencia do conceito de sexualidade, o termo educação sexual é assunto polêmico e contestável. Educação sexual é o aprendizado informal pelo qual tomamos conhecimento sobre sexualidade ao longo da vida. A partir dessa educação global encontramos os subsídios para a educação sexual buscando facilitar o desenvolvimento pleno da pessoa, sem manipulação ou mera instrução de técnicas sexuais, desenvolvendo o potencial interior de cada um, dando oportunidades estimulantes para desencadear o processo educativo. (Souza, 2003, p.17).

Se a educação é fruto de uma aprendizagem podemos sentir a enorme responsabilidade e o compromisso dos pais e dos professores frente aos jovens para que possam viver uma sexualidade sadia e feliz. Responder a perguntas, encaminhar leituras adequadas sobre o tema faz parte desse aprendizado. Se negarmos informações, estaremos realizando uma castração sexual.  É neste contexto que Souza (2003, p.18) afirma que “A educação sexual deverá ocorrer num clima de cordialidade, tranqüilidade e num processo de comunicação, com diálogo franco, adequado ao nível etário e emocional de quem questiona, sempre com muito respeito e objetividade”.

Entendemos que é através da educação escolar que o indivíduo quando ainda criança aprende a lidar com questões relacionadas à vida, a escola deve ser é o espaço no qual a criança aprenda a questionar, a criticar e a formular hipóteses relacionadas a determinados assuntos. A educação voltada para a sexualidade aponta uma saída para a quebra de tabus relacionados a este tema. Uma escola que oferece educação sexual no ensino fundamental oferece não somente mais um aprendizado, mas principalmente a chance de cada criança se tornar um sujeito diferente, bem resolvido, dono de si e principalmente convicto do seu ponto de vista.

Segundo Souza (2003, p.19), a educação sexual é uma forma de educar uma criança para ser homem ou mulher. É ajudar na formação de sua identidade, servindo para afirmar o papel sexual, compreendendo seu amadurecimento e preparando sua inserção na vida. E continua dizendo que educar para a sexualidade é passar estímulos decisivos para seu pleno desenvolvimento. Não há uma ligação direta com a instrução propriamente dita. Relaciona-se com o desenvolvimento da personalidade, formação de comportamento e atitudes compatíveis com o meio onde se vive. É uma educação para a maturidade.


2 comentários:

  1. Tem um livro muito interessante que trata a este respeito; o livro de Guacira L. Louro "O corpo educado", nele contém um artigo interessantissimo a este respeito.

    ResponderExcluir
  2. Tem um livro muito interessante de Guacira L. Louro, "O corpo educado", nele contém uma disccussão em um artigo muito interessante sobre o assunto.

    ResponderExcluir